Cookies nos ajudam a fornecer o nosso serviço. Ao usar esse site, você concorda com o uso de cookies. Nós não armazenamos nenhuma informação pessoal. Saiba mais.

O que temos de Novo? / Notícias de Aplicações / Rompedor hidráulico personalizado da Chicago Pneumatic escolhido para aplicação em altas temperaturas em mina de cobre chilena

Rompedor hidráulico personalizado da Chicago Pneumatic escolhido para aplicação em altas temperaturas em mina de cobre chilena

2014-07-01

O rompedor hidráulico personalizado RX22 da Chicago Pneumatic foi escolhido para ser utilizado na exigente aplicação de limpeza de fornos em uma grande mina de cobre no Chile. O rompedor hidráulico montado sobre a plataforma, modificado de forma a resistir a temperaturas acima de 1000 °C, foi fornecido pela empresa especializada em mineração, Servicios Nettle Hermanos, para uso no assentamento de mineração de cobre de Caletones operado pela empresa estatal de mineração chilena, Codelco.

RX22 em uso na mina Chilena
O Chile é bem conhecido no mundo inteiro como um dos principais países na mineração e produtor de cobre. O processo de mineração envolve a extração de cobre da terra e, subsequentemente, a sua fusão no interior de um forno a mais de 1000 °C, de modo a separá-lo da rocha. O cobre é, então, despejado em um cadinho grande em um processo conhecido como carga. Na sequência deste processo, o forno deve ser limpo com um rompedor hidráulico para prepará-lo para a próxima carga. A fim de executar essa operação de limpeza essencial de forma eficiente, a Servicios Nettle Hermanos recorreu a um robusto e eficiente rompedor hidráulico RX22 da Chicago Pneumatic, personalizado para proporcionar um desempenho confiável em aplicações exigentes em altas temperaturas.

Antes de optar pelo RX22, o cliente utilizou um rompedor hidráulico menor de 1000 kg, que apresentava problemas de disponibilidade e baixa potência de golpes devido às temperaturas elevadas envolvidas. Isso significa que trocas frequentes de mangueira eram necessárias, e levou a Servicios Nettle Hermanos a recomendar a utilização de um rompedor hidráulico RX22 personalizado de médio porte de 1500 kg da Chicago Pneumatic, com ponteiros extragrandes, como uma solução para o problema.

Os rompedores hidráulicos da Chicago Pneumatic são projetados com ponteiros que possuem grande foco na transferência de energia ideal. O ponteiro de um rompedor hidráulico deve ser capaz de resistir a fortes tensões, pois quando ele recebe o impacto do pistão, precisa transferir a energia de volta para quebrar o material. Um fator-chave é ter um comprimento de ponteiro otimizado, equilibrando o comprimento útil (quanto maior, melhor) e a resistência à sobrecarga de curvatura (quanto mais curto, melhor).

Em aplicações especiais, como condições de trabalho em alta temperatura encontradas na mina chilena, um ponteiro mais longo pode aumentar a produtividade de um rompedor hidráulico. Depois de receber um pedido de um RX22 com um ponteiro de trabalho mais longo, capaz de operar em altas temperaturas, foi feita uma análise da viabilidade. Os engenheiros da Chicago Pneumatic confirmaram que era possível, devido à baixa resistência do material à ruptura, e que os volumes eram suficientes para produzir uma solução sob medida para o cliente. 

Ao comentar sobre a atual operação bem sucedida do RX22, James Nettle, Gerente de Marketing da Servicios Nettle Hermanos, afirmou que: "Hoje o rompedor está trabalhando em condições ideais sem problemas, e o nosso cliente está muito feliz por conta disso. Depois de mudar para o RX22, o desgaste da caixa do rompedor diminuiu, assim como o consumo de mangueiras, e o rompedor hidráulico agora funciona de maneira mais eficiente e menos peças são utilizadas no processo."