Cookies nos ajudam a fornecer o nosso serviço. Ao usar esse site, você concorda com o uso de cookies. Nós não armazenamos nenhuma informação pessoal. Saiba mais.

O que temos de Novo? / Notícias de Aplicações / Você conhece os riscos que está correndo em não escolher uma ferramenta hidráulica adequada?

Você conhece os riscos que está correndo em não escolher uma ferramenta hidráulica adequada?

2016-05-23

Gostaria de chamar a atenção para um assunto bastante preocupante… Sobre os riscos aos quais nos expomos quando deixamos de lado alguns pontos muito importantes ao escolhermos as ferramentas hidráulicas.

Chicago Pneumatics - Acidente
Em Janeiro de 2015 um navio-plataforma explodiu no estado do Espírito Santo devido a um erro no aperto da flange pela qual percorria um fluido inflamável. A Marinha foi a primeira a confirmar oficialmente a conclusão das investigações: “Um vazamento de substância inflamável na casa de bombas foi a causa da explosão. Fatores materiais e operacionais contribuíram para o acidente”, informou por nota ao citar que o relatório seria encaminhado ao Tribunal Marítimo.”Leia aqui a reportagem completa

Posso citar vários acidentes e incidentes divulgados na mídia, como este acima, mas meu objetivo aqui é compartilhar 3 cuidados que minimizarão consideravelmente seus riscos.

3 pontos fundamentais para a escolha de uma ferramenta hidráulica adequada:

Chicago Pneumatics - Titan aplicacao
1) Qualidade do processo
Através de um controle do aperto (+/- 3%) é possível atingir as especificações técnicas definidas pelo fabricante do equipamento, evitando possíveis vazamentos ou mesmo rompimento dos parafusos. Evita-se também condenar um equipamento completo por falta ou excesso de torque.

2) Segurança
A processo básico de aperto muitas vezes é feito através de uma chave com marreta. Existe casos de acidentes onde o operador se feriu quando a chave escapou da aplicação. Existe também casos de explosão devido ao vazamento de gases.

3) Produtividade
Elimina a necessidade de 2 operadores, apenas um é suficiente para realizar o aperto. A ferramenta hidráulica consegue atingir ou quebrar o torque de maneira mais eficiente que um operador, ganhando tempo durante as paradas de manutenção.

Conheça a linha completa de ferramentas de alto torque da Chicago Pneumatic clicando aqui

Para maiores informações fale com nosso expert!
Marcello Bueno
Tel.: (11) 2189-3900
E-mail: marcello.bueno@cp.com